Yuri Guedelha e Sarau Brasil

Tendo originado das antigas formações de 1981 da Camerata “Corta-Jaca”, título este em homenagem à compositora e maestrina Chiquinho Gonzaga, pioneira, revolucionária e criadora do choro intitulado com o mesmo nome, um dois estilos que pontificou o repertório da fase inicial e básica do conjunto e do “Quinteto Sarau Brasil” (fotografia), em 2001. Participou de vários projetos culturais do Estado e fora dele ao longo desses anos, ganhando destaque na imprensa local e internacional, gravando também CD’s e programas de TV. O conjunto trabalha a Música Popular e Erudita (nacional e internacional) com tratamento instrumental e vocal fazendo uma leitura atual e característica dessas obras.

Embora ainda lembrado como Quinteto Sarau Brasil, o grupo atual chama-se “Yuri Guedelha e Sarau Brasil” e é um quarteto. Este grupo amplia cada vez mais seu repertório, não se limitando apenas ao gênero musical que deu origem (O Choro), mas também, executando e desenvolvendo os mais diversos estilos musicais, adaptando-se, contudo, aos ritmos básicos regionais e nacionais da MPB, como, o choro, o samba e a seresta. Formado basicamente por instrumentos acústicos, que confere característica particular, variando ocasionalmente, dependendo do arranjo e repertório escolhido.

Componentes do Sarau Brasil:

YURI GUEDELHA – Flauta, Sax e Vocal

MAURO RICARDO – Violão de 7 cordas

ADEMIR– Cavaquinho e Bandolim

SAM (SAINT-CLAIR) – Percussão e Voz

MARCELO – Teclado e contra baixo

 

O Club do Jazz nasceu de uma somatória de esforços para reconquistar, fortalecer e estabelecer definitivamente o espaço à boa música instrumental. Fruto de idéias e sonhos antigos de um pequeno grupo de músicos e aficcionados e, também, da resistência de alguns músicos e grupos isolados que defenderam heroicamente este gênero musical durante considerável tempo em nossa cidade.